sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Viajantes...







Uma tímida miúda de 19 anos, finlandesa, que não sabe o que estudar nem como cumprimentar com dois beijos e um abraço, e um historiador de arte espanhol que a vida transformou em professor de cozinha, viajam pelo mundo de bicicleta. Por acaso estão juntos no caminho, mas não o iniciaram assim, nem sabem que etapas se seguirão depois disto. Por agora pedem, em dupla, o visto para a Guiné-Conacri que alcançarão dentro de três ou quatro dias e procuram para os dois, um tecto por uma noite em Bissau. 

Ele começou a viajar de bicicleta ocasionalmente com o pai, aproveitando dois bilhetes baratos para Bari, ela é todos os dias chamada a casa pelo respectivo pai que a informa dos voos directos à partir dos países que pisa. 
Ambos fazem da bicicleta a sua casa, vivendo ao ritmo da estrada e dos acolhimentos que encontram. Nem sempre é fácil, nem sempre é difícil e por um mês ou um ano não pretendem atalhar caminho em lado nenhum.
Para mim este é o espanto da vida, de nos fazer cruzar com gente bonita e de me confirmar sonhos antigos. Terei um hostel um dia, terei uma casa de acolhimento de viajantes num conceito que ainda estou para descobrir e desenhar. A minha segunda experiência de coushsurfing (trazidas sempre por amigos), confirma-me o desejo e faz-me acreditar que tudo é possível! 
Durante alguns meses, vivi, em Lisboa numa casa com um quarto disponível, que representava, para mim, uma esperança animadora, materializada no acolhimento de amigos e de uma mulher suíça desconhecida de nome Bernadette de quem aprendi com a história de vida, admirei as viagens, de quem recebi companhia nos passos, ombro nas lágrimas e apoio nas gargalhadas. Ficámos amigas! Hoje, noutro continente, esta dupla improvável e tão funcional pela completa diferença alimenta os mesmos desejos. 
Rio com as histórias de quem recebe roupa interior de presente ao sair do banho numa aldeia perdida em Marrocos (Aguelmouss) e aceita com gratidão uma tanga mesmo só usando boxers. Admiro os sons e ritmos partilhados ou as aulas dadas em ONGDs que apoiam comunidades remotas, tal como a Bernadette. 
Nesta pausa por Bissau cozinhou-se bacalhau português com sabor a Guiné e pasta com sabor a mundo, descansou-se o corpo, lavou-se a roupa e arranjou-se o fogão de campanha que há-de alimentar o resto da viagem. 
Um dia terei uma casa grande com quartos para receber viajantes e com eles partilhar nutrição e sabores, conhecer mais este mundo belo que desejamos construir juntos, a partir de dentro com tudo o que se vê e faz por fora. 
Obrigada viajantes, boa viagem Juan e Sophie! 
.
.
.
Visitem e acompanhem a viagem do Juanjo com muitas aventuras pelo continente africano a caminho da África do Sul: https://afrikakeke.wordpress.com/
Acompanhem também as Boleias da Marta que é adorável no caminho que faz e nas possibilidades de encontro que promove: http://www.boleiasdamarta.pt/

Aos meus amigos em viagem eu desejo bom caminho em especial à Maria João Freixo, ao João Lousada, à Bernadette. Ao Rui Daniel eu desejo que a escrita do livro lhe corra bem e nos faça viajar nas suas aventuras muito em breve. À Ana e ao Hugo eu desejo uma boa viagem na gestação e acolhimento do novo companheiro de caminho!

E aqui neste final de ano deixo por escrito os nomes e a profunda gratidão de quem me recebeu em casa com alegria e generosidade e me fez experimentar com todos os sentidos o quão importante e bom é a oferta de uma refeição preparada com amor, de uma cama lavada, de um sofá improvisado, de uma boleia segura, de um postal com o nosso nome ou de uma flor... Obrigada de coração à minha família que é grande e grandemente generosa, à Ana Limpinho, Ana Cristina Estrelo, Patrícia Raposo, Susana Mota, Maria João Freixo, Maria João Castelo, Marcel Steiner, Isménia, Ana Baptista, Hugo Dourado, Helga Esteves, Susana Fernandes, Carlos e Inês Azeredo, Rita Marques, Andreia Carvalho, Guilhermina Rebelo, Manuela Santos, Andreia Pires, Luís Osório, Sofia Baptista, Paula Oliveira, monges de Bose, Ângela Coelho, Graça Lameiro, Fausta Cardoso, Rui Sá, Cadidjato Candé, Filipa Gonçalves, Pedro Figueiredo, Marta Brites, TóZé... e tantos sorrisos que foram tecto e alimento generoso em tantos e diferentes caminhos. Obrigada de coração! Seguimos juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de abril! Sempre!

Uma amiga que vai descer a avenida da Liberdade daqui a pouco e não é de missas, convidou-me para uma missa. Encontrando um padre amigo numa...